quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Receita: Sopa de Feijão

Eu sei que não é inverno, na verdade é bem o contrário disso, mas uma sopa é sempre boa para dias mais fresquinhos ou pessoas doentes. Como eu tenho presente na minha realidade a segunda opção, decidi preparar uma sopinha para desentupir o nariz e dar um alívio para o corpo.

Sopa de feijão não é a sopa mais indicada para quem está gripado, mas eu fiz algumas alterações nessa receita para aumentar a quantidade de nutrientes. Só que vou passar a receita com as quantidades adequadas, porque a sopa ficou com um sabor muito forte devido ao alho e a cebola.



Ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de feijão já cozido e sem tempero
  • 3 folhas de louro
  • 250 gramas de macarrão tipo "ave-maria"
  • 1 linguiça calabresa cortada em fatias
  • 2 dentes de alho amassados
  • Cebolinha picada à gosto
  • Sal e pimenta do reino à gosto

Modo de preparo:


  1. Eu usei o feijão cozido congelado que normalmente temos no congelador. Para descongelar, eu deixei "cozinhando" por 10 minutos e adicionei as folhas de louro. Você pode cozinhar 1 1/2 xícaras de feijão e adicionar as folhas de louro na hora do cozimento na panela de pressão.
  2. Depois do feijão ficar com o gostinho do louro, e não estiver mais tão quente, bata no liquidificador todo esse feijão, descartando as folhas de louro. Reserve esse caldo.
  3. Em uma frigideira, frite as calabresas até elas soltarem bastante gordura e ficarem bem crocantes. Retire da frigideira e deixe escorrendo em papel-toalha.
  4. Frite os alhos na gordura que a calabresa deixou. Isso vai dar um gostinho especial!

  1. Leve o caldo de feijão reservado ao fogo. Tempere com sal e pimenta do reino. Espere ferver. Coloque o macarrão. Eu usei o macarrão do tipo "nhoque" que deu um resultado diferente, mas acho que o outro macarrão que eu sugiro nos ingredientes ficaria melhor. Cozinhe pela quantidade de minutos indicada na embalagem. Dica: adicione água a medida que o caldo de feijão fica mais espesso, e mexa de vez em quando para o macarrão não grudar no fundo da panela.
  2. Depois de cozido, adicione as calabresas e a cebolinha. E aproveite! Fica delicioso acompanhado com croutons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário